Mais de 5 ferramentas e tecnologias sustentáveis usadas na construção verde

A construção verde pode ser usada alternadamente com construção verde ou construção sustentável . Portanto, a construção verde significa o uso de processos eficientes em termos de recursos e ambientalmente responsáveis na construção para garantir a sustentabilidade vitalícia do edifício.
Primeiramente, o contexto de sustentabilidade da construção implica em operações de construção, design do local, manutenção, reparo e demolição com o mínimo de dano ao meio ambiente . O processo requer uma colaboração próxima dos engenheiros de construção, do cliente e dos arquitetos em todo o projeto de construção.
1. Energia solar
A energia solar tem sido cada vez mais explorada como tecnologia de construção sustentável. Na construção verde, ela pode ser utilizada de duas maneiras, uma referente à energia solar ativa e outra à energia solar passiva .
A energia solar ativa utiliza sistemas solares funcionais que absorvem a radiação do sol para uso no aquecimento e fornecimento de eletricidade. Reduz a necessidade de eletricidade ou gás. Por outro lado, a energia solar passiva usa os raios solares para aquecer as residências através da colocação de janelas estrategicamente e do uso de superfícies absorventes de calor.
As janelas permitem a entrada de energia e o calor absorvido reduz a necessidade de uso de energia para aquecer a casa durante os tempos frios, como o inverno.
2. Materiais biodegradáveis
O uso de materiais biodegradáveis é uma forma ecológica de tornar a construção sustentável. A maioria dos materiais de construção tradicionais leva ao acúmulo de resíduos e produtos químicos tóxicos, a maioria dos quais leva centenas de anos para se decompor. E mesmo depois de se degradarem, eles contaminam e prejudicam o meio ambiente.
Materiais prontamente biodegradáveis, como bambu de origem sustentável, madeira, micélio (um tipo de fungo), linóleo clássico e tintas orgânicas não precisam acabar em aterros sanitários.
3. Isolamento Verde
O isolamento é uma das maiores preocupações quando se trata da construção de edifícios e residências. No entanto, a maioria das pessoas dificilmente sabe que os isoladores são simplesmente filtros de parede que não precisam ser feitos de materiais caros e de alto acabamento.
O isolamento verde provou ser uma tecnologia de construção sustentável, pois elimina a necessidade de acabamentos de alta qualidade feitos de materiais não renováveis.
Também oferece uma solução com a utilização de materiais antigos e usados, como denim e jornal. Em outras palavras, o isolamento verde utiliza material reciclado para revestir as paredes.
4. O uso de aparelhos inteligentes
Casas e edifícios comerciais consomem a maior parte da energia do mundo. É por isso que exigiu o uso de aparelhos inteligentes como parte das tecnologias de construção sustentável. As tecnologias de construção duráveis enfatizam a instalação de aparelhos que economizam energia e são eficientes.
Eletrodomésticos como micro-forno, geladeiras SmartGrid, lava-louças e máquinas de lavar são exemplos dessas tecnologias sustentáveis . A tecnologia visa o estabelecimento de residências com energia zero, bem como edifícios comerciais.
5. Telhados frios
Os telhados frios são uma das tecnologias de design ecológico sustentável que visam refletir o calor e a luz do sol. Ele ajuda a manter casas e edifícios nas temperaturas ambientes padrão, reduzindo a absorção de calor e a emissão térmica.
O design do telhado frio usa tintas reflexivas e telhas especiais que absorvem menos calor e refletem a maior parte da radiação solar, reduzindo as temperaturas em até 50 graus Celsius durante o verão.
Os telhados frios também ajudam a minimizar a dependência do ar condicionado e, por sua vez, reduzem o uso de energia, o que leva à redução das emissões cumulativas de gases de efeito estufa das usinas.
Comentários